Conheça quem está por trás do projeto “Gatos da Rua Nove” que incentiva a proteção de animais em Valparaíso de Goiás
- Alexia Oliveira
- 1 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O projeto Gatos da Rua Nove promove a adoção de gatos na cidade e conta como resgatou já mais de 80 animais em situação de rua

Residente em Valparaíso de Goiás, a jovem Eduarda Marques tem 22 anos. Ela é a principal idealizadora do projeto Gatos da Rua Nove e conta que o projeto começou quando realizou seu primeiro resgate. “Teve início quando eu decidi que iria mudar a vida de 4 gatinhos que nasceram no meu condomínio. Antes, a mãe deles já tinha dado cria e os gatinhos infelizmente vieram a óbito e eu decidi dar um fim diferente para esses outros gatinhos”, explica.

Eduarda ainda conta que os primeiros filhotes que deram vida ao projeto ganharam lar temporário, cuidados necessários e depois a adoção responsável. Hoje, o projeto já conta com 81 resgates de gatos e um 1 de cachorro. Também realiza castração das gatas de rua, resgate de filhotes e adoção responsável. “Apareciam filhotes de uma gata chamada ‘Zoinha’ aqui da rua que eu pegava para ajudar. Eu achava gatos na rua e pegava para cuidar e aí eu fui castrando as gatas de rua. Tiveram mais filhotes, com mais resgates e aí surgiu o Gatos da Rua Nove”, conta.
Mas, Eduarda não está sozinha no projeto, junto a ela, está a mãe e uma amiga da família, Suely. “Atualmente quem me ajuda no projeto, além das doações, é a minha mãe e uma moça chamada Suely. Ela me ajuda com lar temporário, com os resgates e a cuidar. Minha mãe também entrou de cabeça comigo nessa, me ajuda com tudo, com os transportes dos gatos, a resgatar e quando preciso estudar é ela quem cuida”, cita.
Além disso, a jovem explica como as pessoas podem ajudar no projeto. “Para doar, tem as instruções que ficam no perfil @gatosdaruanove, você pode doar qualquer valor, que já ajuda a gente nos resgates”, explica.
O projeto é um exemplo de muito amor pelos animais. Eduarda conta que seu grande sonho é trabalhar com a área de Medicina Veterinária e explica que adoção é um ato que salva vidas. “A adoção do animal não é apenas importante para o animal. Ambos salvam uma vida. O tutor salva a vida do gato e o gato salva a vida do tutor. A adoção e os resgates são importantes para salvar vidas e para dar um conforto para aquele que não tinha. O que me motivou a trabalhar com os animais foi o amor e o amor que eu tenho é o que move também esse projeto”, finaliza.
Para conhecer mais sobre o Projeto Gatos da Rua Nove, não deixe de conferir nas redes sociais @gatosdaruanove.
Redação Destaque Cultural
Créditos da imagem: Arquivo Pessoal
Comentarios