top of page

Conheça quem está por trás do projeto “Gatos da Rua Nove” que incentiva a proteção de animais em Valparaíso de Goiás

  • Alexia Oliveira
  • 1 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

O projeto Gatos da Rua Nove promove a adoção de gatos na cidade e conta como resgatou já mais de 80 animais em situação de rua 

gatos

Residente em Valparaíso de Goiás, a jovem Eduarda Marques tem 22 anos. Ela é a principal idealizadora do projeto Gatos da Rua Nove e conta que o projeto começou quando realizou seu primeiro resgate. “Teve início quando eu decidi que iria mudar a vida de 4 gatinhos que nasceram no meu condomínio. Antes, a mãe deles já tinha dado cria e os gatinhos infelizmente vieram a óbito e eu decidi dar um fim diferente para esses outros gatinhos”, explica. 

gatos da rua nove

Eduarda ainda conta que os primeiros filhotes que deram vida ao projeto ganharam lar temporário, cuidados necessários e depois a adoção responsável. Hoje, o projeto já conta com 81 resgates de gatos e um 1 de cachorro. Também realiza castração das gatas de rua, resgate de filhotes e adoção responsável. “Apareciam filhotes de uma gata chamada ‘Zoinha’ aqui da rua que eu pegava para ajudar. Eu achava gatos na rua e pegava para cuidar e aí eu fui castrando as gatas de rua. Tiveram mais filhotes, com mais resgates e aí surgiu o Gatos da Rua Nove”, conta. 


Mas, Eduarda não está sozinha no projeto, junto a ela, está a mãe e uma amiga da família, Suely. “Atualmente quem me ajuda no projeto, além das doações, é a minha mãe e uma moça chamada Suely. Ela me ajuda com lar temporário, com os resgates e a cuidar. Minha mãe também entrou de cabeça comigo nessa, me ajuda com tudo, com os transportes dos gatos, a resgatar e quando preciso estudar é ela quem cuida”, cita.


Além disso, a jovem explica como as pessoas podem ajudar no projeto. “Para doar, tem as instruções que ficam no perfil @gatosdaruanove, você pode doar qualquer valor, que já ajuda a gente nos resgates”, explica.


O projeto é um exemplo de muito amor pelos animais. Eduarda conta que seu grande sonho é trabalhar com a área de Medicina Veterinária e explica que adoção é um ato que salva vidas. “A adoção do animal não é apenas importante para o animal. Ambos salvam uma vida. O tutor salva a vida do gato e o gato salva a vida do tutor. A adoção e os resgates são importantes para salvar vidas e para dar um conforto para aquele que não tinha. O que me motivou a trabalhar com os animais foi o amor e o amor que eu tenho é o que move também esse projeto”, finaliza. 


Para conhecer mais sobre o Projeto Gatos da Rua Nove, não deixe de conferir nas redes sociais @gatosdaruanove


Redação Destaque Cultural

Créditos da imagem: Arquivo Pessoal


Comentarios


Destaque Cultural (1) anuncio.jpg

Fique por dentro das notícias do DF e entorno no seu e-mail

Obrigada por se inscrever!

  • Instagram
  • Facebook

© 2024 por Destaque Cultural. Orgulhosamente criado por Alexia Oliveira.

bottom of page