top of page

Mãos que contam histórias: A artesã Rari Rocha conta como transformou o artesanato em força terapêutica em meio às adversidades

  • Alexia Oliveira
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

Em Valparaíso de Goiás, a artesã Rari Rocha revelou como usa o trabalho manual para reconstruir a própria história e inspirar outras pessoas com peças carregadas de sentimento


Artesã

Residente em Valparaíso de Goiás, Rari Rocha é artesã. Ela é destaque por criar peças únicas e carregadas de sentimento. A criatividade e a originalidade são seus pontos fortes. A artista conta que viu no artesanato uma oportunidade de transformar desafios pessoais em arte. “Criar uma arte para um amigo sempre foi minha escolha na hora de presentear. Como forma de terapia para aliviar a ansiedade e tristeza profunda, me dediquei à técnica do pontilhismo, onde o desenho criado é feito pontinho a pontinho”, explica.


Ela traz em suas obras grandes inspirações e temas de grande importância, como a espiritualidade e a preservação da natureza. “Aprendi sobre mandalas, filtros de energia, símbolos mágicos, conexão com a natureza e expresso tudo isso em uma arte intuitiva. Também faço parte de um projeto focado na proteção do meio ambiente, com sustentabilidade, reciclagem  e conscientização do cuidado com a natureza. E muitas das minhas peças têm essa pegada de transformação de material”, cita. 


Rari relata que mesmo com os desafios, se mantém com boas expectativas em relação ao cenário no setor do artesanato. “Artesanato é caro e deve ser valorizado. Estamos em busca disso, mais espaços, mais união com os outros setores. Já temos outros pontos de cultura voltados para o artesanato e unidos vamos conquistar o espaço que o artesão de Valparaíso merece”, afirma. 


Além das suas peças repletas de significado, Rari se destaca por produzir obras únicas e exclusivas. “Cada feira e exposição é um trabalho, tem uma vida diferente. Ao criar uma peça, que sempre é exclusiva, coloco amor e carinho, tempo e dedicação. Eu produzo todas as minhas peças. A intenção vem e a criatividade faz”, cita.


Rari, atualmente, conta que também é representante da AMORVAL - Associação de Artesãos Moradores de Valparaíso e região. A sede, que fica localizada no Valparaíso de Goiás, no bairro Etapa B, na QD 38, Lote 1, oferece peças a pronta entrega e realiza feiras mensais. A loja funciona de terça a sábado, de 09h às 12h. 

“Realizamos uma feira em nossa sede todo segundo sábado de cada mês, onde todos levam suas criações novas e também recebemos convites para expor em outros espaços públicos e privados como escolas, secretarias, parques e praças. O artesanato é para todas as tribos”, comenta. Rari ainda convida para que toda a população possa conhecer a sede da AMORVAL e os trabalhos dos artesãos.


Para conhecer mais sobre os trabalhos da artista Rari Rocha, acesse através das redes sociais @rarirocha.


Redação Destaque Cultural

Créditos da imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Коментарі


Destaque Cultural (1) anuncio.jpg

Fique por dentro das notícias do DF e entorno no seu e-mail

Obrigada por se inscrever!

  • Instagram
  • Facebook

© 2024 por Destaque Cultural. Orgulhosamente criado por Alexia Oliveira.

bottom of page