Nutri responde: Confira dicas para aumentar a imunidade em tempos de mudanças climáticas
- Alexia Oliveira
- 19 de out. de 2023
- 3 min de leitura
O nutricionista Pedro Melo concedeu dicas valiosas para aumentar a imunidade em tempos de mudanças climáticas

Nos últimos tempos, por diversos fatores ambientais, as mudanças climáticas têm sido assunto de destaque no Brasil e no exterior. Seja com o clima quente, com altas temperaturas ou com o clima chuvoso com as frentes frias, todas essas alterações refletem diariamente na imunidade da população.
Pensando nisso, a redação do Destaque Cultural conversou com o doutor e nutricionista Pedro Melo, que nos concedeu dicas valiosas para manter uma saúde de qualidade e aumentar a imunidade em tempos de mudanças climáticas. Confira as dicas:
Evitar desidratação. Uma das dicas mais importantes do doutor é sempre se manter hidratado. “Ajuste o seu consumo de água, não podemos permitir que nosso corpo se desidrate, o ideal é manter entre 35 ml e 50 ml de água por peso corporal”, reforça. “Leve sempre uma garrafa de água para qualquer lugar que você for. Se você tiver problemas para lembrar, hoje em dia, existem vários aplicativos onde você pode adicionar lembretes para você se lembrar que precisa beber água”, comenta.
Adicionar o consumo de frutas e vegetais na dieta. O nutricionista aconselha que as frutas e vegetais são indispensáveis como fontes de vitaminas e minerais necessários para o corpo se manter com uma boa imunidade. “Eles tem que estar incluídos na dieta, porque eles são as principais fontes de micronutrientes, ou seja, as vitaminas e os minerais. Por exemplo, a vitamina C é muito conhecida por ser essencial para a gente conseguir manter o nosso sistema imunológico funcionando e ativo. Um exemplo de onde encontramos a vitamina C é nas frutas cítricas, como laranja, acerola e kiwi. Além disso, o Zinco é um mineral que também é essencial. Podemos encontrá-lo, por exemplo, nas carnes magras, sementes e em alguns vegetais”, explica. Dentre as vitaminas, o nutricionista também ressalta sobre a importância da vitamina D, e reforça sobre a importância de sempre tirar alguns minutos para tomar um pouco de sol, pois é uma das fontes ricas em vitamina D.
Evitar o consumo de ultraprocessados. “Principalmente aqueles que são ricos em açúcares, pois eles prejudicam o funcionamento da flora intestinal. Uma boa imunidade, depende de um bom funcionamento da nossa microbiota intestinal”, alerta.
Incluir alimentos probióticos (alimentos fermentados, como iogurte natural) e fontes de fibra na alimentação (que são as frutas, fibras e alimentos integrais). “Eles fortalecem a microbiota intestinal, ou seja, a flora intestinal. Eles vão ajudar a promover a saúde do intestino e consequentemente, eles ajudam a aumentar a imunidade”, explica.
Não se esqueça de também gerenciar o sono e o estresse. “Se você quer manter uma saúde imunológica, ela também depende do sono, da prática da atividade física e do gerenciamento do estresse. Você precisa estar bem com sua mente, ser ativo fisicamente e precisa dormir bem”, afirma.
Além disso, o nutricionista Pedro Melo também indicou que existem receitas fáceis para aumentar a imunidade em tempos de mudanças climáticas. “Essa é bem fácil, geralmente, as avós fazem bastante. É o suco de beterraba com laranja. A beterraba é uma ótima fonte de ferro, junto com a vitamina C que está presente na laranja e na cenoura, e você também pode adicionar outros ingredientes. Fica ótimo e você não precisa nem adoçar com açúcar”, indica.
Para conferir mais dicas como essas, acesse as redes sociais do nutricionista @pedromelonutri.
Redação Destaque Cultural
Créditos da fotografia: Reprodução/Internet
Comments