Transformando o cotidiano em arte: A artista Déborah Gomide retrata através de seus grafites temas de grande importância como a preservação ambiental
- Alexia Oliveira
- 4 de jun.
- 3 min de leitura
A artista Déborah Gomide conversou com nossa redação e nos contou um pouco sobre o seu trabalho. Confira na matéria abaixo

De Luziânia, residente no bairro Jardim Ingá, a artista Déborah Gomide, mais conhecida como Mid, é destaque ao levar em seus grafites temas de grande impacto, como a preservação ambiental.
A produtora cultural, tatuadora e fisioterapeuta é múltipla em suas áreas de formação. Desde criança sempre teve grande afinidade com as pinturas e desenhos, mas conta que seu primeiro contato profissional com as artes, se iniciou através da tatuagem, logo após a formação em fisioterapia, em 2019, quando um amigo se ofereceu para ajuda-la. “A tatuagem se revelou para mim como uma poderosa forma de expressão artística. Um amigo tatuador notou meu talento e se ofereceu para me guiar nesse universo. Foi assim que uni minhas habilidades artísticas ao conhecimento de anatomia e biossegurança, encontrando na tatuagem a liberdade de expressão que a fisioterapia não me proporcionava”, conta.
O grafite surgiu logo depois, quando no mesmo ano, a artista resolveu empreender e abrir o próprio estúdio. No mesmo período também, fez grandes conexões culturais, com a Casa Tradicional localizada no Jardim Ingá, onde se desenvolveu cada vez mais como profissional. Em 2024, Deborah conta que também foi selecionada para o projeto Graffiti Educa no CEM 02, localizado no Gama-DF, onde pôde mostrar ainda mais da sua arte. “Graças às conexões do movimento cultural e através do grafite, indo para ruas, sendo vista por amigos, e até mesmo colorindo o dia de alguém, me vi ali uma nova forma como artista de poder me expressar, desenvolvendo minha personagem e a utilizando como uma forma de conscientização e preservação. Desde então, minha dedicação à arte de rua só tem crescido”, explica.
As artes de Gomid são únicas e originais. Além disso, tem em sua identidade uma marca mais que especial para a artista. Ela revela o grande carinho que tem por seu nome artístico e sua assinatura. “Eu uso a abelha como minha representação artística, porque meu nome, Deborah, significa ‘abelha rainha’. Gomide é meu sobrenome”, conta.
A artista traz em suas obras grande conexão com a natureza, com pautas de grande importância como a preservação ambiental e como sua inspiração, as abelhas sempre estão presentes nas suas pinturas. “Elas possuem uma imensa importância para o nosso planeta, simbolizando trabalho, comunidade e harmonia em diversas culturas. Em minhas pinturas, elas aparecem para explorar a beleza da natureza e a fragilidade dos ecossistemas. Além disso, na literatura, as abelhas são usadas como metáforas para a doçura de seu mel e das relações sociais parte do meu trabalho com a área da saúde. Assim, para mim, elas representam tanto a beleza da vida quanto a necessidade urgente de preservação ambiental, ensinamentos de cuidado e trabalho coletivo”, conta.
Para ela, o grafite representa uma grande importância para diversas áreas: é transformação e expressão. “O grafite vai além de apenas pintar paredes, sendo um meio para ela se expressar e se conectar com o mundo. Ele permite que a arte saia dos espaços tradicionais e vá para as ruas, democratizando o acesso e provocando reflexão”, afirma.
Com sua arte, Deborah realiza um grande propósito, de promover a educação ambiental.
“Através do grafite, eu busco promover a educação sobre ecossistemas e sustentabilidade, estimulando o diálogo sobre o impacto humano no meio ambiente. Também vejo o grafite como uma forma de criar metáforas para questões sociais, como o papel do indivíduo em uma comunidade e os desafios do mundo moderno”, explica.
A artista também deixa um recado especial para quem nos acompanha, aqui no Destaque Cultural. “Continuem explorando e valorizando a arte em todas as suas manifestações. Meus projetos futuros continuam focados em levar mais cor e significado para as ruas, além de promover a conscientização sobre temas importantes através da minha arte”, finaliza.
E para quem ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre os projetos da Mid, ela estará promovendo uma exposição que terá abertura neste dia 07 de junho, a partir das 18h, com o tema “Mid Bee Queen - Ecos de Harmonia e Preservação”. O evento vai acontecer na Casa Tradicional, localizada em Luziânia, no bairro Jardim Ingá, em frente ao Crás. A exposição vai estar aberta para visitações até o dia 14 de junho.
E para saber mais sobre o trabalho da Deborah Gomide, acesse nas redes sociais @gomid_art.
Redação Destaque Cultural
Créditos da imagem: Redação Destaque Cultural/ Alexia Oliveira
Brabaaaa