top of page

Estilo de vida: Mercado das tatuagens cresce 25% ao ano no Brasil, segundo Sebrae

  • Alexia Oliveira
  • 16 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 12 de set. de 2023

Os números deixam para trás um passado de preconceito com o tatuador, que hoje em dia, têm até data em comemoração à profissão: 20 de julho

Tatuador
A busca pelo universo das tatuagens já não tem mais idade e tem se tornado cada vez mais popular entre os jovens e até mesmo os idosos || Créditos da imagem: (Reprodução: Freepik)

Frutos de uma identidade, símbolos de expressão e uma nova forma de cultura. O mercado das tatuagens deixou de estar presente apenas entre o público jovem e, hoje, alcança até mesmo os idosos. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado das tatuagens apresenta um aumento de 25% ao ano no Brasil. O país conta com mais de 150 mil estúdios. No Distrito Federal a procura pela arte milenar não é diferente.


O Sebrae também aponta que entre os anos de 2016 e 2017 o mercado das tatuagens identificou um crescimento de 24,1% no número de estúdios regularizados. Nos rankings mundiais 38% da população possui tatuagens.


Wanderson Souza, mais conhecido como Manolo, trabalha como tatuador. Iniciou sua carreira no ano de 2015. Guiado pela curiosidade, começou a se interessar pelo mundo das tatuagens. Para ele, o estilo de vida das pessoas com tatuagens se torna a cada dia mais procurado, e além disso, mais aceito.


“Hoje em dia, você pode observar uma procura maior pelas pessoas que buscam fazer tatuagens. Geralmente a pessoa que faz uma, dificilmente para por aí. Há uma aceitação bem maior, em relação a antigamente, porque notava-se que antes era bastante discriminado”, explica.


Dados


Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Alemão Dália, no ano de 2019, o Brasil ocupou a 9ª posição entre as nações onde mais as pessoas se tatuam. No topo encontram-se países como a Itália com 48% da população, em seguida a Suécia com 47% e os Estados Unidos com 46% da população.


A pesquisa alemã também constata que as mulheres se tatuam mais que os homens. E em relação à faixa etária, compreende-se que pessoas com idades entre os 30 e 49 anos estão em maior porcentagem alcançando 45% da população mundial. São 32% respectivos ao grupo entre os 14 e 29 anos de idade e, acima dos 50 anos de idade, os dados apontam 28% da população mundial.


“A percepção das pessoas também é um fator que mudou bastante. Podemos ver que as pessoas vão além de observar as tatuagens como frutos da rebeldia em relação a antigamente. Pode-se notar que as tatuagens, atualmente, significam uma arte de expressão, uma forma de você eternizar em seu corpo, pode ser momentos de dificuldades, e até mesmo traços de superações”, explica Wanderson.


Estilo de vida


Muito se observa que os números deixaram para trás um passado de preconceito e discriminação com o tatuador. E em consequência disso, cada vez mais as pessoas estão buscando, por meio das tatuagens, adotar um estilo de vida.


O amor pelas tatuagens também vai além de todos os tamanhos e formas, com desenhos e escritas por todo o corpo e que também trazem diversos significados. Patrícia Barros é um desses exemplos. Ela tem duas tatuagens. Para ela, significam muito mais do que apenas desenhos. Se feitas com um significado carregam em si muito mais força.


“Eu tenho duas tatuagens e tenho planos de fazer mais. Acredito que se as tatuagens forem feitas com um significado, elas vão além do que apenas um estilo. Fiz minha primeira tatuagem no ano de 2016 e a segunda em 2018. As duas carregam um significado relacionado à minha família. A primeira fiz com toda a minha família (primas, irmãs e tios), significa como se fosse um laço que representasse a nossa união familiar. A segunda que tenho, somente as mulheres em minha família também possuem uma igual, com o significado de união e irmandade”, explica.


Dia do Tatuador: 20 de julho


Com toda a procura pela arte milenar, no dia 20 de julho é comemorado o Dia do Tatuador. A data é celebrada mundialmente, em homenagem à chegada do tatuador dinamarquês Knud Harld, mais conhecido como Lucky Tattoo. Ele desembarcou no Brasil por volta do dia 20 de julho, em 1969. Trazia consigo a primeira máquina elétrica de tatuagem do Brasil, e que mais tarde, se tornaria um objeto de trabalho e inspiração para muitos tatuadores no Brasil e pelo mundo afora.


Perguntas frequentes: O que as pessoas devem saber antes de fazer uma tatuagem?


Na sociedade contemporânea, o assunto que gira em torno das tatuagens ainda levanta muitas dúvidas e questionamentos. Pensando nisso, Wanderson Souza, o Manolo, esclarece algumas das principais dúvidas sobre as tatuagens:

  • Ainda dói para realizar um procedimento? É possível utilizar um anestésico?

Em termos de anestésico, ainda é um fator de estudo e debates entre muitos tatuadores. Existem pomadas que podem ser usadas, como a Xilocaína. Depende muito de quem realiza o procedimento, e em quesito de dor, depende muito do corpo do cliente. Vejo como algo muito relativo, pois cada corpo reage a dor de uma forma diferente.

  • O cliente pode ter alergia?

É muito raro, mas pode acontecer em alguns casos. Como mencionado anteriormente, depende muito do cliente. Pois existem tanto peles muito oleosas, como também peles muito sensíveis. Acredito também que se o cliente realizar uma higiene correta e seguir as orientações do tatuador são muito raros os casos onde pode ocasionar algum tipo de alergia.

  • Como é calculado o preço para realizar uma tatuagem?

No geral, muitos de nós tatuadores utilizamos nossas redes sociais para divulgar nosso trabalho. Através das redes sociais também entramos em contato com os clientes. Somente através das artes das tatuagens, podemos dizer um tipo de orçamento, levando em conta os detalhes da tatuagem, a complexidade do desenho, o tamanho e o local onde será feita.

  • Quais os principais cuidados que devemos ter ao realizar um procedimento?

Recomendamos sempre fazer uma higiene correta. Sempre hidratar bem o local da tatuagem e usar uma pomada adequada para cicatrização acontecer de maneira correta. São algumas das principais recomendações.


Por Alexia Oliveira

Créditos da imagem: Reprodução/Freepik


Comments


Destaque Cultural (1) anuncio.jpg

Fique por dentro das notícias do DF e entorno no seu e-mail

Obrigada por se inscrever!

  • Instagram
  • Facebook

© 2024 por Destaque Cultural. Orgulhosamente criado por Alexia Oliveira.

bottom of page