Inclusão no Val: Conheça o Projeto Incluir que é destaque no município com ações sociais que visam ajudar famílias atípicas e pessoas em situação de vulnerabilidade
- Alexia Oliveira
- 7 de dez.
- 3 min de leitura
O Projeto Incluir conta com diversos voluntários que realizam ações nas mais variadas áreas da comunidade de Valparaíso de Goiás. Confira mais informações abaixo

Inclusão, voluntariado e união que faz a força: Essas são algumas das características que definem bem o Projeto Incluir, que atua com a causa social em Valparaíso de Goiás. Elaine Campanha é idealizadora do projeto e educadora popular que reside no município. Ela conta que a ideia do Projeto Incluir nasceu com base nas experiências que ela já tinha em ajudar outras pessoas desde mais jovem. “Eu sempre participei de eventos na igreja. Então, eu sempre tive contato com ações. Como eu faço aniversário no dia das crianças, sempre eu estava ali ganhando ou ajudando em alguma coisa”, explica.
Ajudar as pessoas sempre esteve na vocação de Elaine. Com pequenas ações, ela já fez de tudo um pouco, desde montar cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, a doações de sangue e cabelo. A primeira ação que deu início ao projeto recebeu o nome de “Campanha do Desapego”. “Eu me lembro que essa campanha surgiu após uma pessoa ter perguntado para mim se eu era apegada em alguma coisa. Pois eu sou uma pessoa que não tenho muitas vaidades e a pessoa me perguntou no que eu era apegada e aí eu fiquei me questionando, e me lembrei do meu cabelo. Eu sempre tive o cabelo grande e que crescia rápido, foi aí que eu comecei a cortar e doar o meu cabelo”, conta.
Em 2020, ela menciona um grande marco que foi a criação do projeto São Miguel, em homenagem ao filho que também se chama Miguel, com ações mais focadas e ainda mais fortes. No ano de 2021, ela recebeu o diagnóstico do filho, com Transtorno do Espectro Autista e em um dia no cinema, durante uma sessão, ela conheceu outras mães atípicas, onde trocaram contatos, que resultaram numa força ainda maior ao grupo. Logo após outras experiências, ela também relembra marcos importantes como a criação da Gincana Inclusiva que ocorreu no Brasil Center Shopping, com intuito de gerar inclusão a famílias e mães atípicas. O sucesso do evento foi tão grande que, hoje, Elaine está a 2 anos e meio no shopping e conta com um espaço, que se destina para realizações das ações do projeto. Durante esse tempo, o projeto também já contou com mais de 200 ações realizadas.
Ela cita que todos podem ajudar, seja financeiramente, doando objetos, roupas ou até mesmo indo a instituição ajudar com a mão de obra. “A gente acredita que todo mundo tenha um dom, e a gente não força ninguém a nada. Qualquer pessoa pode ajudar no Projeto Incluir”, afirma.
Hoje, eles contam com mais de 40 voluntários das mais variadas áreas e que ajudam de diversas formas na realização das ações. O projeto também conta com a sede localizada no Brasil Center Shopping em Valparaíso de Goiás. O projeto atua nas áreas de esportes, cultura, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade, dependentes químicos, doações de sangue, cabelos, bazar, entre outros. Para Elaine, o projeto é de grande importância para o município de Valparaíso. “Eu acho muito importante, principalmente, quando mostramos a questão das políticas públicas que são desenvolvidas dentro do município e a respeito de direitos, tanto na esfera municipal, federal e estadual. Tudo que podemos trazer de conhecimento nas palestras e mostrando que a família tem direitos e deveres, acho que isso é a coisa mais importante”, afirma.
Elaine é um exemplo de força e garra que ganha destaque por mobilizar ações que geram impacto positivo sobre a vida da população Valparaisense. Para ela, realizar o bem vai além da vocação, é algo que se faz com grande carinho. “Você deve fazer o bem, sem olhar a quem. Às vezes a gente acaba esperando demais pelas pessoas, ou fica usando muletas para ajudar outras pessoas. Uma hora que você doa ou uma tampinha que você recolhe na rua, já faz uma grande diferença na vida de alguém”, finaliza.
E para saber mais informações sobre o Projeto Incluir, acompanhe nas redes sociais @projeto.incluiir.
Redação Destaque Cultural
Créditos da imagem: Reprodução/Instagram




Comentários